Protesto de servidores da Saúde e Educação no centro de Linhares

Eles cobram melhores condições de salários e de trabalho

Protesto de servidores da Saúde e Educação no centro de Linhares

Servidores da saúde e da educação fizeram um protesto nas ruas de Linhares no último sábado (13). Com faixas, cartazes e com o apoio de um trio elétrico, os profissionais cobraram melhores condições de trabalho e questionaram o prefeito Lucas Scaramussa (Podemos) sobre o aumento do número de alunos por sala na educação infantil em 2026.

O buzinaço passou por ruas e avenidas do centro da cidade. "A enfermagem em Linhares não vai se calar. Lutamos por condições dignas de trabalho”, disse um representante do Conselho Regional de Enfermage, (Coren).

Já os pais de alunos e profissionais da educação temem as medidas da nova lei que entra em vigor em 2026 que prevê ampliação na relação de alunos por sala nas turmas da Educação Infantil. A nova regra prevê que turmas de 1 ano (berçário), atualmente com 10 crianças, poderão passar a comportar 18 alunos no próximo ano, um aumento de 80%. Pais de alunos tem perda da qualidade de ensino e professores estão preocupados com a sobrecarga e falta de estrutura das escolas.

Em seu portal oficial, a prefeitura reconheceu que há servidores municipais recebendo abaixo de um salário mínimo e prometeu corrigir a defasagem através de um projeto de lei que irá enviar à Câmara Municipal.  





COMPARTILHE ESSA NOTÍCIA