Mais alunos por sala na educação infantil de Linhares em 2026

Pais de alunos temem falta de segurança e queda na qualidade de ensino

Mais alunos por sala na educação infantil de Linhares em 2026

O ano letivo de 2026 deverá ter mudanças nas turmas de educação infantil em Linhares. Um projeto da Secretaria Municipal de Educação pretende aumentar o número de alunos por sala. A ideia é que as turmas de 1 ano de idade, atualmente com 10 crianças por sala, passem a ser compostas por até 18 estudantes.

Pais e educadores estão preocupados com essa medida e temem falta de segurança e queda na qualidade do conteúdo aplicado. Há relatos de que um abaixo-assinado contra a regra está sendo feito.

As alterações no número de alunos por turma impactam também crianças de 2 anos que terão mais estudantes por sala. A secretaria de Educação informou que a medida atende a uma "diretriz administrativa” com teto máximo de 20 estudantes por sala para crianças a partir de 2 anos, independentemente de a capacidade física ser maior.

Sistema municipal de educação

As alterações acompanham o recém criado sistema municipal de educação de Linhares. Com sistema próprio de educação, o município passa a ter mais autonomia nas decisões sobre o funcionamento das escolas da rede. A Câmara de Linhares havia aprovado a lei do poder executivo sobre o assunto em outubro desse ano.

Essa mudança vai permitir que o município se desvincule do Sistema Estadual de Ensino e do Conselho Estadual de Educação, tendo mais autonomia nas competências de regulação, fiscalização e definição de normas curriculares para o Conselho Municipal de Educação e para a própria Secretaria Municipal. As alterações, entretanto, não foram bem recebidas por pais e professores.





COMPARTILHE ESSA NOTÍCIA