Técnicos em enfermagem e segurança do trabalho lideram a procura
Tuesday, 27 de January de 2026
O Brasil vive um forte crescimento na procura por cursos técnicos profissionalizantes, sobretudo na área da saúde. Dados da primeira Demografia da Enfermagem no Brasil 2025, estudo que revela a procura por cursos do setor, houve um aumento de quase 44% nos postos de trabalho da Enfermagem no país entre 2017 e 2022.
O maior número de oportunidades de qualificação está na região Sudeste. Nesse contexto, a área da saúde se destaca como uma das que apresentam maior taxa de empregabilidade no país. O mercado para Enfermeiros e Técnicos em Enfermagem é considerado aquecido e promissor, com alta demanda tanto no setor público, especialmente no Sistema Único de Saúde (SUS), quanto no setor privado.
O avanço dos serviços de telemedicina, saúde do trabalhador, pesquisa e empreendedorismo em saúde tem fortalecido o crescimento dessas oportunidades.
"Hoje a gente tem uma procura maior pelos cursos da área da saúde justamente porque o mercado tem buscado muito mais esses profissionais. Em Linhares nós tivemos um crescimento na procura por profissionais de enfermagem após a chegada de um novo hospital e a demanda é muito maior do que a oferta que a gente tem para o mercado. Isso mostra que quando o aluno sai da escola ela já encontra espaço no mercado de trabalho”, explicou Alex Faroni, coordenador técnico de cursos profissionalizantes do Cetec.
Dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) do Ministério do Trabalho, profissionais com formação técnica tem mais facilidade de encontrar vaga no mercado formal.
"Facilita muito para a área da saúde a figura do técnico de enfermagem, pois Linhares tem uma alta demanda nessas funções”, disse Camila Trivelin Sirtoli, psicóloga recrutadora.
Para quem conclui um curso técnico a vaga no mercado é praticamente certa. Há quem consiga um emprego na área ainda durante os estudos. "Eu fiz um curso técnico e tive um retorno muito positivo, conseguindo rapidamente um espaço no mercado de trabalho, inclusive com opção de escolha entre três propostas diferentes”, comemorou Alyson Bispo Pereira, técnico em enfermagem.
Outra área com forte demanda no Cetec é o curso técnico em segurança do trabalho, impulsionado principalmente pelo crescimento da construção civil e da indústria em Linhares.
‘‘Escolhi o curso de Segurança do Trabalho no Cetec por recomendação de amigos e não me arrependi. Os professores são extremamente dedicados e a escola oferece um excelente suporte aos alunos. Após a conclusão do curso, fui rapidamente contratada e hoje atuo em uma grande empresa da região’’, disse Ana Costa, ex-aluna.
Serviço:
Curso técnico em enfermagem – duração média de 22 meses
O profissional atua diretamente no cuidado com os pacientes. Ele trabalha sempre sob a supervisão de um enfermeiro, realizando atividades essenciais para o bem-estar, a recuperação e o conforto das pessoas atendidas em hospitais, clínicas, postos de saúde, laboratórios, casas de repouso, entre outros.
Curso técnico em segurança do trabalho tem duração de dois anos.
O profissional é responsável por elaborar e implementar políticas de saúde no trabalho, identificando variáveis de controle e ações educativas para prevenção e manutenção da qualidade de vida do trabalhador.
Cetec
Mais informações nos nossos telefones 27 3151-8888 e 99287-0855. Pensou curso técnico, pensou Cetec!
COMPARTILHE ESSA NOTÍCIA
Aconteceu, ta no site!