Ao todo, 33 funcionários foram diagnosticados com a infecção no Hospital Santa Rita
Monday, 27 de October de 2025
Técnicos do Ministério da Saúde estão em Vitória para acompanhar as investigações sobre o surto de infecção misteriosa que atingiu funcionários do Hospital Santa Rita de Cássia. Por meio de nota, a Sesa informou que a presença da equipe federal é um procedimento padrão, adotado sempre que há suspeita de infecção em ambiente hospitalar.
Até agora 33 funcionários foram diagnosticados com a infecção. Seis deles continuam internados, três em Unidade de Terapia Intensiva (UTI), sendo dois com evolução positiva e um estável, mas em estado grave.
Além dos trabalhadores, 12 acompanhantes de pacientes que estiveram no hospital durante o período também apresentaram sintomas semelhantes. Todos estão internados em enfermarias de diferentes hospitais do Estado.
Investigações e área isolada
Um dos três centros cirúrgicos do Hospital Santa Rita foi fechado para investigação, enquanto os outros dois continuam funcionando normalmente, por estarem afastados da área onde a contaminação começou.
A Sesa informou que as análises estão sendo conduzidas pelo Laboratório Central de Saúde Pública do Espírito Santo (Lacen/ES) e pela Fiocruz, com a testagem de mais de 300 possíveis patógenos, incluindo bactérias, fungos e outros microrganismos.
Foram descartadas as hipóteses de Covid-19, Influenza A e B e outros vírus respiratórios comuns. A suspeita, agora, é de uma causa ambiental. Possíveis problemas na água ou no sistema de ar-condicionado estão sendo examinados.
COMPARTILHE ESSA NOTÍCIA
Aconteceu, ta no site!