Zanon é apoiador declarado do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL)
Thursday, 11 de December de 2025
A movimentação política com vistas às eleições de 2026 ganha novos contornos cada vez mais fortes no Espírito Santo. O Partido Liberal (PL) do ex-presidente Jair Bolsonaro avalia o lançamento de candidatura própria ao governo do Estado. Em sua coluna no portal ES 360, o jornalista Vitor Vogas publicou que, o líder no PL no Estado, senador Magno Malta, cogita a possibilidade de convidar o ex-prefeito de Linhares, Guerino Zanon (PSD) para concorrer ao Palácio Anchieta.
Guerino e Magno tem boas relações pessoais e o posicionamento do ex-prefeito de Linhares como apoiador declarado e fervoroso do ex-presidente da República tem pesado nessa possibilidade. Na visão de Vogas, atualmente não há nenhum candidato ao governo que seja manifestamente bolsonarista, que represente os ideais do PL nem que esteja firmemente comprometido com a agenda prioritária do bolsonarismo. Nesse sentido, o nome de Guerino Zanon passou a ser considerado como esse possível candidato a governador pelo PL.
Vogas observou que, três dos principais pré-candidatos ao Governo do Estado têm perfil de direita, mas nenhum deles é declaradamente bolsonarista, são eles: o vice-governador Ricardo Ferraço (MDB), o prefeito de Vila Velha, Arnaldinho Borgo (PSDB), e o prefeito de Vitória, Lorenzo Pazolini (Republicanos).
Em abril deste ano, em evento na Câmara de Vitória, ao confirmar a pré-candidatura de Maguinha ao Senado, Magno chegou a declarar que ele mesmo estava disposto a ser candidato a governador, se não identificasse nenhum candidato verdadeiramente comprometido com as pautas prioritárias do PL no Espírito Santo.
Ao que tudo indica, o nome de Guerino Zanon voltou a ser considerado como alternativa para o PL. Hoje filiado ao PSD, o ex-prefeito de Linhares já foi cotado até para ser candidato a vice-governador de Pazolini, mas esse movimento esfriou.
COMPARTILHE ESSA NOTÍCIA
Aconteceu, ta no site!