Grande Vitória e regiões próximas ao Rio Doce são as mais afetadas
Thursday, 22 de January de 2026
As chuvas só devem diminuir no Espírito Santo a partir de sábado (24), segundo a Defesa Civil estadual. De acordo com o meteorologista Mauro Bernasconi, apesar da tendência de diminuição, as chuvas devem continuar principalmente no Centro-Sul e litoral do Estado. Ele explicou que o Espírito Santo enfrenta um sistema típico de chuvas persistentes, que atuou com maior intensidade entre a madrugada de terça-feira (20) e a tarde desta quarta-feira (21).
Os municípios e regiões com maior probabilidade de chuvas são as áreas próximas ao Rio Doce e a Grande Vitória, com chuvas acima da média e risco elevado. O volume de chuva previsto para esta semana pode superar, em apenas dois dias, a média esperada para todo o mês de janeiro em algumas cidades capixabas.
Os meteorologistas explicam que a combinação de calor e alta umidade, associada à Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS), favorece a ocorrência de chuvas fortes, persistentes e volumosas. A Defesa Civil reforça que mesmo pancadas de chuva consideradas fracas podem causar transtornos, devido à saturação do solo e ao escoamento superficial elevado.
COMPARTILHE ESSA NOTÍCIA
Aconteceu, ta no site!